Palestrantes Internacionais

Christos Lazaridis
EUA

Sou Professor Assistente nos Departamentos de Neurologia, Neurocirurgia e Ética Médica, na Divisão de Neurointensivismo da Baylor College of Medicine em Houston, Texas. Minha formação inclui uma Residência em Neurologia na Southwestern Medical School da Universidade do Texas, um Estágio em Neurointensivismo na Universidade Johns Hopkins e Subestágios nas Universidades de Cambridge e Toronto. Meus principais interesses são o Tratamento Intensivista de pacientes com lesões cerebrais agudas e questões éticas relativas ao tratamento. Sou Autor/Coautor de mais de 60 manuscritos revisados por pares nas áreas de Intensivismo, Neurologia, Neurocirurgia, Acidente Vascular Cerebral e Ética Médica.

Danilo Fischer
Chile

Chefe da UTI.
Clínica da Universidade dos Andes, Santiago, Chile.
Coordenador da Divisão de Neurointensivismo da Sociedad Chilena de Medicina Intensiva.

Diogo Haussen
EUA

A formação do Dr. Haussen incluiu uma Residência de Estágio Interno em Medicina no Brasil, uma Residência em Neurologia e um Estágio em Cirurgia Neurointervencional no Jackson Memorial Hospital da Universidade de Miami, além de um Estágio em Neurologia Vascular no Beth Israel Deaconess Medical Center da Harvard Medical School. Atualmente, é Assistente Disciplinar de Neurologia, Neurocirurgia e Radiologia na Universidade Emory e realiza neurointervenções no Grady Memorial Hospital em Atlanta. O Dr. Haussen já publicou mais de 100 artigos revisados por pares que refletem seu esforço contínuo para melhorar os resultados dos pacientes através de pesquisas.

Edgar Samaniego
Equador

O Dr. Edgar Samaniego é do Equador. Concluiu um Mestrado em Microbiologia e Imunologia em 2004 e fez sua Residência em Neurologia em 2008 na Universidade do Wisconsin-Madison. Em seguida, finalizou um Estágio em Neurointensivismo e Neurologia Vascular na Universidade Stanford, outro Estágio em Cirurgia Neurointervencional no Baptist Cardiac and Vascular Institute e entrou no Departamento de Neurologia na Universidade de Iowa em 2015.

O Dr. Samaniego é Neurologista Vascular com formação altamente especializada em Neurointensivismo e Neurocirurgia Endovascular e divide seu tempo entre Pesquisa, Ensino e Atividades Clínicas. Também é Professor Assistente Clínico de Neurologia, Neurocirurgia e Radiologia na Universidade de Iowa, atua como Membro do Corpo Docente do UI Comprehensive Stroke Center e é Chefe do Serviço Neurointervencional do VA Medical Center na Cidade de Iowa.

Edilberto Amorim
EUA


Dr. Edilberto Amorim is neurocritical care staff at the Massachusetts General Hospital Neurosciences Intensive Care Unit and a Visiting Scientist at the Massachusetts Institute of Technology. Dr. Amorim completed medical training at the Bahiana School of Medicine in Brazil and neurology residency at the University of Pittsburgh. He subsequently pursued fellowship training in Neurocritical care at the Massachusetts General Hospital and the Brigham and Women’s Hospital followed by a Clinical Neurophysiology fellowship at the Massachusetts General Hospital. His clinical research focuses on coma and disorders of consciousness, hypoxic-ischemic brain injury, and noninvasive EEG monitoring in critical ill patients.

Geert Meyfroidt
Bélgica

O Professor Geert Meyfroidt graduou-se como Doutor em Medicina em 1996, é credenciado como especialista em Anestesiologia e Medicina Intensivista, atua clinicamente no Department of Intensive Care Medicine da University Hospitals Leuven e é Professor Adjunto de Medicina na University of Leuven. Em 2010, concluiu seu Doutorado intitulado “Gestão Informatizada de Dados em Unidade de Terapia Intensiva: Modelagem Preditiva, Análise de Séries de Tempo e Oportunidades para Suporte de Cuidados”. Recebe financiamento para pesquisas do governo belga (Research Foundation – Flanders – FWO) como Pesquisador Clínico Sênior (1843113N) e da KU Leuven. Sua principal área de pesquisa é o Neurointensivismo, com interesse especial na prospecção de dados e modelagem matemática para a descoberta de conhecimento, sistemas de alerta precoce e previsão de resultados. Está envolvido na criação de bancos de dados de pacientes multicêntricos. Outros projetos de pesquisa incluem sistemas computadorizados de suporte a decisões, controle rígido de glicose no sangue e características matemáticas do sinal, sedação e delírio relativos à glicose no sangue e previsão de insuficiência renal aguda em pacientes criticamente doentes. É Autor e Coautor de mais de 55 artigos citados pela PubMed e palestrante regular em conferências nacionais e internacionais. O Professor Meyfroidt foi eleito representante da Bélgica na European Society of Intensive Care Medicine (ESICM) (2012-2015), está agora ativo na seção de Neurointensivismo da ESICM e atua como Membro do Conselho da Belgian Society of Intensive Care Medicine (SIZ) desde 2013.

Gene Sung
EUA

O Dr. Sung é Diretor da Divisão de Neurointensivismo e Acidente Vascular Cerebral da Universidade do Sul da Califórnia (USC). Recebeu seu diploma de Médico da Universidade de Minnesota e fez sua formação na Universidade de Maryland e no Johns Hopkins Hospital. No Johns Hopkins, foi nomeado como Professor pela primeira vez e também concluiu um Mestrado em Saúde Pública em Epidemiologia.

É Membro Fundador e Ex-presidente da International Neurocritical Care Society (com membros de mais de 50 países diferentes). Também ajudou a fundar duas outras sociedades profissionais: o Western States Stroke Consortium e a L.A. Stroke Society e teve posições de liderança na American Heart Association, na National Stroke Association e na American Academy of Neurology. Possui diversos artigos e capítulos publicados em várias revistas e livros, foi Editor Adjunto da revista Neurocritical Care e também foi Revisor em mais de 15 outras revistas. Também é Consultor Convidado da NIH e da FDA.

Seus atuais interesses de pesquisa estão nas áreas de Medição e Alteração dos Resultados de Acidentes Vasculares Cerebrais e Traumatismos Encefálicos com Neurointensivismo, Hipotermia, Pressão Intracraniana e Reperfusão Cerebral. Agora também está liderando um esforço para padronizar a Determinação da Morte Encefálica em todo o mundo.

Guilherme Dabus
EUA

O Dr. Guilherme Dabus é Diretor do Programa de Estágio em Neurorradiologia Intervencionista/Cirurgia Neuroendovascular do Miami Cardiac and Vascular Institute e do Baptist Neuroscience Institute e também atua como Professor Clínico na Escola de Medicina Herbert Wertheim da Florida International University. Antes de entrar no Baptist Health, o Dr. Dabus atuou como Professor Assistente de Radiologia e Cirurgia Neurológica na Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, como Diretor Assistente do Programa Neuroendovascular da Northwestern e como Diretor de Neuroangiografia do Northwestern Memorial Hospital em Chicago.

Depois de terminar seus estudos no Brasil, o Dr Dabus mudou-se para os EUA, onde concluiu um Estágio em Neurorradiologia na Universidade Northwestern em Chicago, seguido de um Estágio em Neurorradiologia/Cirurgia Neurointervencionista no Mallinckrodt Institute of Radiology na Universidade Washington em St. Louis e no Massachusetts General Hospital na Harvard Medical School em Boston.

Possui mais de 100 publicações, incluindo manuscritos revisados por pares e convites para a revisão de artigos e capítulos de livros. O Dr. Dabus é Especialista no Tratamento Endovascular de Aneurismas Cerebrais, de Acidentes Vasculares Cerebrais e de Malformações Vasculares. É um Palestrante ativo, Médico Inspetor e atua como Revisor e Membro de várias revistas e sociedades científicas. É Membro da Diretoria da Society of NeuroInterventional Surgery (SNIS) e Presidente do Congresso Anual da SNIS de 2018.

Guillermo Linares
México

O Dr. Linares é graduado pela Escola de Medicina do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (ITESM) no México. Ele atua em Vermont, onde é Diretor do Programa de Acidentes Vasculares Cerebrais da Rede de Saúde da University of Vermont e Chefe da Divisão de Acidentes Vasculares Cerebrais e Neurointensivismo. É credenciado em Neurologia, Neurointensivismo e Neurocirurgia Endovascular. Seus interesses de pesquisa giram em torno da Recanalização de Oclusões de Grandes Vasos e da Gestão da Temperatura Terapêutica.

Gretchen M. Brophy
EUA

Gretchen M. Brophy, PharmD, BCPS, FCCP, FCCM, FNCS é Professora de Ciências de Farmacoterapia & Resultados e Neurocirurgia na Escola de Farmácia da Faculdade de Medicina da Virginia Commonwealth University (VCU), no Campus de Virgínia, em Richmond. Também é Farmacêutica Clínica Neurointensivista no VCU Health. A Dra. Brophy recebeu seu PharmD da Escola de Farmácia da Universidade do Arizona em Tucson e sua Formação de Pós-graduação inclui Residências em Intensivismo e Prática de Farmácia no Centro Médico da Universidade de Kentucky em Lexington. Atualmente é Presidente da Neurocritical Care Society. Seus interesses de pesquisa incluem Estratégias de Tratamentos Eficazes para Traumatismos Cranioencefálicos, Biomarcadores de Lesões Cerebrais, Neurointensivismo, Hemostasia, Acidentes Vasculares Cerebrais, Sedação e Estados Epilépticos. É Pesquisadora do National Institutes of Health, do Departamento de Defesa Americano e de estudos financiados pela indústria. Também é palestrante convidada em conferências nacionais e internacionais e publica na área de Neurointensivismo.

Hagen Huttner
Alemanha

Depois de sua Tese de Doutorado no Max Planck Institute for Human Cognitive and Brain Sciences em Leipzig (Supervisor: Prof. Dr. D. Yves von Cramon), o Dr. Huttner realizou sua formação especializada entre 2003 e 2009 no Departamento de Neurologia em Heidelberg (Diretor: Prof. Dr. Dr. h.c. Hacke W.) e em Erlangen-Nuremberg, na Alemanha (Diretor: Prof. Dr. Dr. h.c. S. Schwab). Em 2008, tornou-se palestrante depois de sua primeira Tese Professoral em Neurologia Experimental. Logo após seu Exame no Conselho de Neurologia em 2010 e uma segunda Tese Professoral em Neurologia Clínica, tornou-se consultor/atendente sênior no Hospital Universitário de Erlangen, Alemanha. Em 2013, o Dr. Huttner se subespecializou em Neurointensivismo e Neurologia Geriátrica. Depois de uma residência em pesquisa no Instituto Karolinska em Estocolmo, na Suécia (Departamento de Biologia Celular e Molecular; Laboratório do Prof. Jonas Frisén), recebeu o Diploma de Doutorado (PhD) em Neurociências Karolinska em 2016. Desde 2014, é Professor Assistente e Médico-chefe Sênior no Departamento de Neurologia do Hospital Universitário em Erlangen, na Alemanha. Seu principal interesse é melhorar o tratamento e o neurointensivismo em casos de acidentes vasculares cerebrais e também desenvolver novas estratégias de tratamento neuroprotetor. É Autor de mais de 140 artigos revisados por pares. O laboratório do Dr. Hagen B. Huttner faz pesquisas sobre Doenças Neurovasculares e possui uma seção clínica e outra experimental. As Pesquisas Clínicas estão relacionadas principalmente ao tratamento imediato e de longo prazo de pacientes com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Grave e Hemorragias Intracranianas. O laboratório experimental realiza estudos sobre Neuroproteção e Neurogênese após Acidentes Vasculares Cerebrais.

Ivan Rocha Ferreira da Silva
EUA

O Dr. Ivan Silva, MD, PhD é Professor Assistente e Neurointensivista no Departamento de Ciências Neurológicas da Rush University (Chicago, IL). Possui títulos de Especialista em Neurologia (ABN), Medicina Intensiva (AMIB) e Neurointensivismo (UCNS) e tem como foco de pesquisa Neuroinfecções, incluindo Arboviroses e Encefalites. Também participou da equipe de Suporte Neurológico Agudo nos Jogos Olímpicos de 2016.

J Claude Hemphill
EUA

Dr. Claude Hemphill is Professor of Neurology and Neurological Surgery at the University of California, San Francisco and Chief of Neurology and Director of Neurocritical Care at Zuckerberg San Francisco General Hospital. His research focuses on advanced neuromonitoring and management of intracerebral hemorrhage. He is a founding director and Past-President of the Neurocritical Care Society and is a member of the editorial board of Neurocritical Care. His work has been funded by the National Institutes of Health to study intracerebral hemorrhage and conduct clinical trials for various neuroemergencies such as traumatic brain injury, status epilepticus, and stroke. He also served as chair of the writing group for the 2015 American Heart Association/American Stroke Association Guidelines for the Management of Spontaneous Intracerebral Hemorrhage.

Jan Claassen
EUA

O Dr. Jan Claassen é Professor Adjunto no Departamento de Neurologia na Escola de Médicos e Cirurgiões da Universidade Columbia. Formou-se em medicina e tem um Doutorado em Neurofisiologia com foco de estudo nas Probabilidades Após Lesões Cerebrais Traumáticas pela Universidade de Hamburgo. Tem formação em pesquisa pós-doutorado e formação clínica em Neurologia, Eletrofisiologia e Neurointensivismo realizadas na Universidade Columbia, NY. Sua pesquisa caracteriza alterações fisiológicas após lesões cerebrais agudas, com foco em abordagens de novos tratamento para a melhora potencial dos resultados dos pacientes.

Jason Makii
EUA

Jason Makii, PharmD, MBA, FCCM, BCPS, BCCCP é Gerente de Farmácia Clínica no Centro Médico da University Hospitals of Cleveland em Ohio, EUA. Atuou como Especialista em Farmácia Clínica de Neurointensivismo durante 9 anos e, no ano passado, começou a prestar Suporte Especializado em Farmácia Clínica para a equipe de Traumas da UTI. Obteve seu diploma de Doutor em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade Estadual de Ohio, e concluiu uma Residência Prática em Farmácia PGY1 e uma Residência em Intensivismo PGY2 no Johns Hopkins Hospital. Em 2016, concluiu um MBA em Assistência Médica na Universidade Estadual de Kent. O Dr. Makii atua como Diretor do Programa de Residência em Intensivismo PGY2 no UHCMC, foi o último presidente do Comitê de Comunicações da Seção de Farmácia Clínica e Farmacologia da Society of Critical Care Medicine e é o atual presidente eleito da Seção de Farmácia da Neurocritical Care Society.

Jorge H. Mejia
Colômbia

Jorge H. Mejia-Mantilla, MD, MSc, FNCS
Médico formado pela Universidad del Rosario na Colômbia; Especialista em Anestesiologista e Intensivismo, com Mestrado pela Universidade de Paris VI.
Ex-professor da Universidad Del Valle e atualmente Professor de Intensivismo na Universidad CES e da Universidad ICESI em Cali na Colômbia.
Médico Intensivista, Coordenador da Unidade de Neurointensivismo em Adultos do Hospital Universitário da Fundación Valle del Lili.

Coordenador da Seção de Neurointensivismo na Asociación Colombiana de Medicina Crítica y Cuidado Intensivo (AMCI), Membro da Neurocritical Care Society e Membro de sua Força-tarefa de Parceiros Globais.

Jose Suarez
EUA

O Dr. Suarez é Professor e Diretor de Neurociências e Intensivismo dos Departamentos de Anestesiologia e Medicina Intensivista, Neurologia e Neurocirurgia na Johns Hopkins University School of Medicine. É Vice-presidente da Neurocritical Care Society, Presidente Fundador da Neurocritical Care Research Network (NCRN) e Copresidente do Projeto NINDS.NIH SAG CDE.Project.

Julieta Russo
Argentina

María Julieta Russo, M.D. é Neurologista Comportamental e Neurocientista Cognitiva, cujo trabalho se concentra na identificação e implementação de métodos melhores para aperfeiçoar a linguagem, a memória, as habilidades de pensamento e a aprendizagem de indivíduos com amnésia, Alzheimer e distúrbios relacionados, além de outras condições cerebrais adquiridas como acidentes vasculares cerebrais ou lesões cerebrais.
Especialidades: Distúrbios Comportamentais, Distúrbios Cognitivos, Distúrbios da Memória, Neurologia e Deficiências Fonoaudiológicas e de Linguagem na Fundación FLENI em Buenos Aires, Argentina.

Manuel Jibaja
Equador

Chefe da UTI no Hospital Eugenio Espejo em Quito, Equador.
Presidente do Latin American Brain Injury Consortium (LABIC).
Coordenador da Red Latinoamericana de Investigadores de Medicina Intensiva en la Altura (RELAMI).
Membro da Latin American Intensive Care Network (LIVEN).

Professor na Escuela de Medicina de la Universidad Internacional del Ecuador (UIDE).

Mary Kay Bader
EUA

Mary Kay Bader tem 40 anos de experiência profissional, com ênfase em Neurociência/UTI e possui certificações CCRN, CNRN, SCRN & CCNS. A palestrante tem atuado como Enfermeira da Equipe de UTI, Educadora, Docente e Especialista em Enfermagem Clínica. Ocupou posições conjuntas como docente em duas universidades. Atua como Especialista em Enfermagem Clínica Neurológica/UTI em colaboração com a equipe para desenvolver protocolos para populações de pacientes Neurológicos/UTI. Ministra palestras nacional/internacionalmente sobre Gestão de Hipotermia e Temperatura Direcionada, Pressão Intracraniana Aumentada, Neurotrauma, Lesão Medular, SAH Aneurismática, Novos Anticoagulantes na Presença de Hemorragia Intracraniana e AVC. Publicou 37 artigos e 4 livros. Mary Kay faz parte do Conselho de Diretores da Neurocritical Care Society (NCS) e é a atual Tesoureira da entidade. Foi homenageada como Membro da NCS em outubro de 2013 e também é FAHA. Mary Kay atuou no Júri da multimodalidade NCS monitorando a documentação de consenso em 2013-2014.

Nelson Maldonado
Equador

Neurology and Neurocritical CareProfessor at Universidad San Francisco de Quito. CEO of Neuroquito, Neurological Institute in Quito Ecuador. Dr. Maldonado complete his neurology training at Henry Ford Hospital in Detroit Michigan under the mentorship of Dr. Panayiotis Varelas. Then pursued a Neurocritical Care fellowship at Baylor College of Medicine under the mentorship of Dr. Jose I Suarez. Member of the advocacy committee of the Neurocritical Care Society and editorial board for Currents. After returning to Ecuador worked as chair of Neurology for Hospital de Especialidades Eugenio Espejo and developed the first and only stroke unit in Ecuador. Has participate as co-investigator in multiple research studies about ICH, stroke, ICH and SAH. Ad-hoc reviewer for Neurocritical Care Journal, Stroke Journal, Neurology among others. Main organizer and Chair of the Southamerican Chapter Neurocritical Care Conference in Quito Ecuador 2015 - 2017.

Nils Petersen
Alemanha

Nils Petersen obtained his medical degree and doctorate in neuroscience from Christian-Albrechts University in Kiel, Germany. He completed his residency in Neurology at Mount Sinai Hospital in New York, NY, where he also served as chief resident in his final year. He then went on to pursue fellowship training in Vascular Neurology at Columbia University and simultaneously completed a Masters degree in Patient-Oriented Research at the Mailman School of Public Health. He next completed fellowship in Neurocritical Care at Massachusetts General Hospital and also obtained certification in Neurovascular Ultrasound from the American Society of Neuroimaging. He is an Assistant Professor at Yale University School of Medicine and serves as a Neurointensivist and Vascular Neurologist at Yale-New Haven Hospital, where he is also the Assistant Medical Director of Neurovascular Ultrasound Laboratory. His clinical and research interests are in using ultrasound and novel neuro-monitoring modalities to better understand brain blood flow regulation after stroke and acute brain injury. He has received funding from the American Heart Association Award to develop hemodynamic biomarkers of early neurologic deterioration after stroke and is currently a KL2 scholar at the Yale Center for Clinical Investigation as he works to evaluate the feasibility of autoregulation-based blood pressure optimization after ischemic stroke.

Panos Varelas
EUA

Panayiotis N. Varelas, MD, PhD, FNCS was born in Athens, Greece, attended the prestigious Lycee Leonin Private School in Athens and received his medical degree from the University of Athens Medical School in 1983. He did Anesthesiology and Neurology residency in Athens and repeated Neurology residency at Yale University School of Medicine in New Haven, CT. He then completed a Neuro-Critical Care Fellowship at the Johns Hopkins Hospital in Baltimore, MD in 2000.
After completing his fellowship he directed the Neurosciences Intensive Care Unit at the Medical College of Wisconsin for 5 years, before joining Henry Ford Health System in 2005.

Dr. Varelas is currently the Division Head of the Neurosciences Critical Care Service at Henry Ford Health System, the Director of the Neurosciences Intensive Care Unit at Henry Ford Hospital in Detroit, MI and is also Professor of Clinical Neurology at Wayne State University in Detroit, MI.

Dr. Varelas has published more than 95 peer reviewed journal articles, 1 book (currently in 3d Edition), more than 27 book chapters, and more than 135 abstracts in scientific meetings. He is participating in several federal or industry research grants and is an ad hoc reviewer for many journals, including Critical Care Medicine, Neurocritical Care, Stroke, Neurosurgery and Neurology. He belongs to the Editorial Board of the Neurocritical Care Society’s official journal, Neurocritical Care.

Dr Varelas is currently a member of the Board of Directors of the Neurocritical Care Society, and is also a member of the Society of Critical Care Medicine and the American Academy of Neurology (where he has served as Chairman in the Critical Care and Emergency Neurology Section). Dr Varelas is also the past Chairman of the Advisory Board of Gift of Life of Michigan, the Organ Transplant & Procurement Organization of the State of Michigan.

Raul Gomes Nogueira
EUA

Director, Neuroendovascular Service, Marcus Stroke & Neuroscience Center, Grady Memorial Hospital
Professor of Neurology, Neurosurgery and Radiology, Emory University School of Medicine
Editor-in-Chief, Interventional Neurology Journal
Immediate Past President, Society of Vascular and Interventional Neurology (SVIN)
Principal Investigator, DAWN, Penumbra 3D Separator, TREVO-2, and RESILIENT Trials
Steering Committee member, SWIFT, SWIFT Prime, and ARISE-II Trials

Saef Izzy
EUA

Saef Izzy é Membro do Corpo Docente de Neurointensivismo das Divisões de Acidentes Vasculares Cerebrais, Cerebrovascular e Neurointensivismo do Departamento de Neurologia do Brigham and Women’s Hospital. Também é Instrutor de Neurologia na Harvard Medical School e Editor-chefe da Currents, a revista internacional online da Neurocritical Care Society.

Santiago Ortega
Espanha

O Dr. Santiago Ortega concluiu seu Doutorado na Universidad de Alcalá em Madrid, Espanha, fez sua Residência Interna em Medicina e Neurologia na Medical College of Wisconsin e fez um Estágio em Intensivismo e Acidentes Vasculares Cerebrais na Universidade Columbia em Nova Iorque. Durante esse tempo, foi agraciado com um Estágio chamado 2012 Institutional NIH – financiado pelo SPOTRIAS do Departamento de Acidentes Vasculares Cerebrais da Universidade Columbia. Também concluiu um Estágio em Neurocirurgia Endovascular no Mount Sinai em Nova Iorque. Em 2014, entrou no Departamento de Neurologia da University of Iowa Hospitals and Clinics como Professor Adjunto Clínico de Neurologia, Neurocirurgia e Radiologia. Em 2015, foi nomeado Diretor de Cirurgia Neurointervencionista do UIHC. Seus interesses de pesquisa incluem Autorregulação Cerebral e Ensaios Clínicos Hemodinâmicos e Endovasculares em Doenças Isquêmicas e Hemorrágicas. Entre as contribuições mais importantes, é um dos Coautores do Ensaio Multicêntrico DEFUSE 3, um estudo pivotal que demonstrou o benefício da Terapia Endovascular para Pacientes com AVC realizada entre 6 e 16 horas após o início.

Sarah Livesay
EUA

Sarah Livesay, DNP, RN, ACNP-BC, CNS-BC, is an Advanced Practice Nurse from Chicago, Illinois. She holds She holds a master’s degree in nursing as a CNS from Texas Women’s University, and a post-masters as a ACNP, and her DNP, both from University of Texas. She works as an Associate Professor of Nursing at Rush University, and has teaching, scholarship, and clinical responsibilities as an APN in the Neuroscience ICU. Dr. Livesay has expertise in stroke and neurocritical care clinical care, as well as building and evaluating neuroscience service line and clinical programs. She worked for 7 years as a Field Reviewer for The Joint Commission, evaluating Primary and Comprehensive Stroke programs. She is also on the Board of Directors for the Neurocritical Care Society, and is a Fellow of Neurocritical Care as well as a Fellow of the American Heart Association.

Stefan Schwab
Alemanha

Stefan Schwab é Professor de Neurologia além de Diretor e Presidente do Departamento de Neurologia da Universidade de Erlangen-Nuremberga, na Alemanha.
Antes de entrar para a Universidade de Erlangen-Nuremberga, fez formação no Departamento de Neurologia em Wurtzburgo, Aachen e Heidelberg, na Alemanha, e também na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore. Em Heidelberg, foi Professor Adjunto e Vice-presidente do Departamento de Neurologia. Iniciou vários estudos pioneiros sobre Cirurgias Descompressivas de Infarto da ACM, bem como sobre Hipotermia em Acidentes Vasculares Cerebrais Isquêmicos.
O principal interesse do Dr. Schwab é melhorar o Tratamento e o Diagnóstico de Acidentes Vasculares Cerebrais, Neurointensivismo e o Desenvolvimento de Novas Estratégias de Tratamento para diversas Isquemias Cerebrais Graves, bem como Neuroproteção e Regulação do Fluxo Sanguíneo e Metabolismo. O Departamento de Neurologia é um dos maiores na Alemanha, com um serviço extremamente ativo para mais de 1.500 pacientes de Acidentes Vasculares Cerebrais por ano e também uma Unidade Dedicada ao Neurointensivismo, atendendo uma área de captação de mais 1 milhão de habitantes. O Dr. Schwab foi várias vezes Presidente da Deutsche Gesellschaft für Neurointensiv- und Notfallmedizin (DGNI) e agora é Presidente da Deutschen Interdisziplinären Vereinigung für Intensiv- und Notfallmedizin (DIVI). Seu trabalho foi homenageado com diversos prêmios nacionais e internacionais. É Membro Honorário da Société Française de Neurologie e Professor Honorário e Visitante de universidades no Brasil, Chile e Filipinas.

O Dr. Schwab é Autor e Coautor de mais de 400 publicações em revistas como Stroke, Lancet Neurology, JAMA, Annals of Neurology, Neurology, Critical Care Medicine e vários outros de prestígio. Também foi Editor de vários livros e Autor de mais de 40 capítulos de livros.

Sunil Sheth
EUA

O Dr. Sunil A. Sheth, MD é Neurologista Vascular e Intervencionista credenciado. Realizou sua Residência em Neurologia na Universidade da Califórnia em São Francisco e fez Estágios em Neurologia Vascular e Neurorradiologia Intervencionista na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Recebeu bolsas para seus trabalhos de pesquisa da American Heart Association (AHA), da American Academy of Neurology, da Society for Neurointerventional Surgery Foundation e do National Institutes of Health. Seus interesses de pesquisa incluem melhorar nossa compreensão sobre quem se beneficia com Tratamentos Endovasculares para Acidentes Vasculares Cerebrais Isquêmicos e como tratar melhor esses pacientes.

Tamer Abdelhak
Egito

O Dr. Abdelhak obteve seu Diploma de Médico pela Escola de Medicina da Universidade Ain Shams no Cairo, Egito. Atuou como Médico no Egito durante alguns anos antes de imigrar para os EUA. Em seguida, concluiu uma Residência em Neurologia na Escola de Medicina da Universidade Drexel, na Filadélfia, Pensilvânia, EUA e um Estágio Clínico de Pós-doutorado em Neurointensivismo no Johns Hopkins University Hospital em Baltimore, Maryland, EUA.

É credenciado nos EUA em Neurologia Vascular, Intensivismo, Neurologia e Psiquiatria. É Membro de várias associações profissionais, incluindo a NeuroCritical Care Society, a American Heart Association (Conselho de Acidentes Vasculares Cerebrais), a American Society of Critical Care Medicine, a American Neurological Association e a American Academy of Neurology.

O Dr. Abdelhak está ativamente envolvido como Pesquisador Clínico em vários Ensaios Clínicos de Acidentes Vasculares Cerebrais e Lesões no Cérebro. Também está ativamente envolvido no Ensino em Residências Médicas. É Coautor de várias publicações revisadas por pares e é frequentemente convidado a palestrar sobre temas relacionados a Neurointensivismo em congressos científicos locais, nacionais e internacionais.

Atualmente é Chefe da Divisão de Internamento Neurológico e Neurológico Vascular na saúde do Espectro. Também é Professor Associado na Michigan State University College of Human Medicine.

Tarek Sharshar
França

Após sua formação em Neurologia e Intensivismo em Paris, concluiu um Doutorado no Imperial College London. É Consultor Sênior da UTI do Sainte-Anne Hospital em Paris e Professor de Medicina Intensivista da Université Paris-Descartes. Recentemente entrou para o Laboratoire d'Histologie Humaine et Modèles Animaux do Institut Pasteur em Paris e seus temas de pesquisa são Disfunção Cerebral em Doenças Graves, Alterações de Osmorregulação na Sepse e Doenças Neuromusculares.

Viktor Szeder
EUA

Dr. Szeder, is an assistant professor at the Division of Interventional Neuroradiology at UCLA and fellowship co-director of the NeuroInterventional training program at UCLA.

Dr. Szeder earned his MD and PhD in neurosciences from Charles University in Prague, Czech Republic, and his master’s degree in biostatistics/patient oriented research from Columbia University, New York. He completed Neurology residency at the Medical College of Wisconsin; Vascular Neurology and Neurocritical Care fellowships at Columbia University in New York and then his Interventional Neuroradiology fellowship at UCLA where he stayed on as faculty member.
He has authored/co-authored over 25 publications, 10 book chapters and 60 abstracts, which were presented at national and international meetings.  His research interest focuses on clinical outcomes and quality assurance of NeuroInterventions in conditions as acute stroke, brain aneurysm and vascular malformations.

Wade Smith
EUA

O Dr. Wade Smith é Chefe da Divisão Neurovascular e Vice-presidente do Departamento de Neurologia da UCSF. Graduou-se em Engenharia Elétrica e, em seguida, recebeu seu Diploma de Médico e fez um Doutorado em Neurofisiologia na Universidade de Washington. Em 1989 veio para a Área da Baía de São Francisco para fazer Residência no Departamento de Neurologia da UCSF. Mais tarde, concluiu um Estágio em Medicina Intensivista na UCSF, onde ajudou a criar a Divisão Neurovascular, assumindo sua Diretoria em 2002.

Sua carreira clínica está focada no tratamento especializado de pacientes com Condições Neurológicas Críticas incluindo Acidentes Vasculares Cerebrais Isquêmicos e Hemorragias Subaracnóideas. Liderou os primeiros grandes ensaios de Dispositivos Endovasculares de Acidentes Vasculares Cerebrais e obteve a aprovação da FDA em 2004 para o MERCI retriever - o primeiro dispositivo aprovado usado em Acidentes Vasculares Cerebrais Isquêmicos. Ele continua focado em promover o Tratamento dos Acidentes Vasculares Cerebrais em todo o mundo e seus interesses adicionais em pesquisas incluem Tecnologias Não-invasivas para medir a Saúde Cerebral incluindo a Medição dos Edemas Cerebrais, Acelerometria Cerebral e Detecção de Concussões. Dirige o Programa de Estágio da UCSF em Neurologia Vascular e é Autor de mais de 150 publicações revisadas por pares e vários capítulos de livros, sendo o PI do Northern California Regional Stroke Center, parte do Consórcio NIH-StrokeNet. Também coliderou o desenvolvimento do Emergency Neurological Life Support (ENLS) para a Neurocritical Care Society e dedica-se à divulgação desses protocolos mundialmente em vários idiomas.

Walter Videtta
Argentina

Sou Médico Intensivista no Hospital Posadas em Buenos Aires, Argentina, FNCS e Fundador e Ex-presidente da LABIC. Atuei como Diretor e Professor do Curso Nacional de Neurointensivismo da SATI, participei de diversos cursos sobre Intensivismo na América Latina em Ambientes Específicos sem Monitoramento da Pressão Intracraniana. Meus interesses de pesquisa incluem todos os aspectos relacionados a Traumatismos Cranioencefálicos.


Realização

Apoiadores

Patrocinadores